Opinião
Economia de energia na padaria – Fornos Turbo
Home > Opinião > Economia de energia na padaria – Fornos Turbo
Sempre que o panificador necessita de adquirir fornos do tipo Turbo para a sua produção, além de encontrar várias marcas disponíveis no mercado...
Sempre que o panificador necessita de adquirir fornos do tipo Turbo para a sua produção, além de encontrar várias marcas disponíveis no mercado, vai encarar com alguma complexidade na escolha dos mais econômicos e que ao mesmo tempo beneficiem da melhor relação qualidade/preço.
Nos últimos anos, este tipo de fornos têm sido alvo de inúmeras evoluções tecnológicas, por parte de algumas marcas com experiência em mercados internacionais, recorrendo a técnicas novas e evoluídas para atender às necessidades mais exigentes dos usuários finais, tais como, o aperfeiçoamento da qualidade dos assamentos, a facilidade de manejamento, a qualidade global dos equipamentos e, sobretudo, a economia de energia.
Alguns fabricantes Europeus atingiram já um nível tecnológico que, comparados com outros menos munidos tecnicamente ou com menor sagacidade, as diferenças são bastante significativas e com resultados incontestavelmente melhores em vários aspetos, podendo atender de forma superior a todas as necessidades dos profissionais do sector.
As tecnologias de última geração que estes fabricantes aplicam nos fornos são o resultado de vários anos de investigação e desenvolvimento continuado, conjuntamente com um acompanhamento rigoroso dos resultados práticos nas diferentes utilizações dos equipamentos, fazendo surgir técnicas e sistemas inéditos, os quais estão plenamente adequados para dar resposta a todas pretensões e capazes de suscitar o aumento da qualidade e economia de energia na padaria.
Os requisitos antes reconhecidos como essenciais para que alguns dos fornos Turbo fossem então a melhor escolha, estão agora em grande parte obsoletos e a impor ponderação para estabelecer novos critérios de seleção do melhor forno, tendo sempre em consideração alguns fatores essenciais, tais como: a relação qualidade/preço mais sensata e a melhor economia de energia.
Para escolher a melhor relação entre o preço e a qualidade, além de ser fundamental avaliar todos os aspetos relacionados com: qualidade de assamento, qualidade geral, custos de manutenção, facilidade de manejamento e design, também é necessário avaliar o consumo previsto de energia para poder comparar tudo isto com o preço final dos equipamentos.
Por outro lado, será necessário determinar o melhor tipo de energia a usar neste tipo de fornos com o intuito de reduzir os gastos mas, para que esses cálculos sejam bem-feitos, o consumo previsto de energia não poderá ser restringido apenas a um determinado período de tempo mas sim tendo em conta uma quantidade concreta de produto assado nesse mesmo período de tempo, isto porque, alguns fornos são mais rápidos a esquentar e a assar que os outros, produzindo mais produto em menos tempo e, por consequência, gastando menos energia por cada fração de produto assado.
Feitos esses cálculos, ao contrário de algumas convicções, os fornos Turbo elétricos atuais com tecnologias avançadas consomem comprovadamente menos que os fornos a gás!
Os fornos Turbo elétricos são mais rápidos, não necessitam de tempos de espera para esquentar, são mais versáteis, são mais homogêneos, são mais eficazes e não necessitam de tanta manutenção como os fornos a gás.
Para comprovar este raciocínio podemos constatar que alguns fabricantes Europeus com renome internacional, ao depararem com este novo paradigma, se alguma vez fabricaram fornos Turbo de padaria e/ou confeitaria a gás, abandonaram a sua produção, fabricando agora exclusivamente fornos Turbo elétricos.
Boa escolha!
AVISO LEGAL | DISCLAIMER Todas as OPINIÕES não expressam particularmente a opinião do MMB e/ou empresas associadas, mas tão somente de quem as escreveu/emitiu. Para maiores informações, consulte também Termos de Uso do MMB.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog